Bombas de Calor
Bomba de calor aroTHERM plus
A nova bomba de calor Vaillant ar-água aroTHERM plus, é um equipamento monobloco reversível, podendo satisfazer as necessidades quer de aquecimento, arrefecimento e até água quente sanitária através de um acumulador. A sua elevada performance permite alcançar temperaturas de fluxo excepcionais, desde os 7 °C para arrefecimento até aos 75 °C para aquecimento, isto porque utiliza um refrigerante natural com características térmicas superiores à maioria. Desta forma a bomba de calor ar-água pode também ser utilizada por exemplo em remodelações trabalhando com radiadores já existentes.
Com sua alta eficiência, e as suas características inovadoras com a aroTHERM plus, dá-se um importante passo rumo a um futuro melhor.
Saiba mais sobre a aroTHERM plus
Bombas de calor de aerotermia - split
Bomba de calor aroTHERM split (com acumulador)
A aroTHERM split é a solução perfeita para aquecimento, produção de água quente sanitária e ainda climatização através de um sistema renovável. Ao contrário da aroTHERM monobloco, a aroTHERM Split consiste em duas unidades:
A unidade exterior instalada na parede exterior ou no jardim, e a unidade interna, a uniTOWER, com dimensões semelhantes a um frigorifico mas já com o seu acumulador de 190 litros integrado., para além de todos os componentes necessários para a eficiente gestão do aquecimento e AQS. A uniTOWER , com depósito de água quente de 190 litros integrado permite uma instalação fácil, rápida e sem erros.
Saiba mais sobre a aroTHERM split com acumulador.
Bomba de calor aroTHERM split (com módulo hidraulico)
A aroTHERM split é a solução perfeita para aquecimento, produção de água quente sanitária e ainda climatização através de um sistema renovável. Ao contrário da aroTHERM monobloco, a aroTHERM Split consiste em duas unidades:
A unidade exterior instalada na parede exterior ou no jardim, e a unidade interna, o módulo hidraulico, com todos os componentes necessários para a eficiente gestão do aquecimento e AQS, como apoio eléctrico, válvula desviadora ou vaso de expansão.A ampla gama de acessórios que podem ser integrados torna o produto flexível e adequado para uso em qualquer configuração do sistema
Saiba mais sobre a aroTHERM split com módulo hidraulico.
Bombas de calor flexíveis - 3 tipos de energia possíveis
Bomba de calor flexoTHERM
flexoTHERM - Sistema flexível, uma só bomba de calor, três possíveis fontes de energia. Ar-água, água-água ou terra-água.
Máquina reversível (aquecimento e arrefecimento) com produção de água quente sanitária mediante acumulador externo. Módulo plug & play para arrefecimento passivo, integrado na estrutura da bomba de calor. Perfeito para sistemas híbridos com gestão do custo energético, aparelhos extremamente silenciosos, com gestão do nível sonoro piHARMONIC, através do controlo da frequência para evitar desconforto ao ouvido humano. Tudo num moderno design para integração em qualquer local de uma moradia.
Módulo VR 920 incluido de série em todos os modelos.
Saiba mais sobre a flexoTHERM.
Bombas de calor para produção de AQS
Bomba de calor aroSTOR
Com a aroSTOR irá disfrutar de uma nova forma de aquecimento de água que utiliza a energia térmica do ar de uma forma ecológica. Com um design elegante e minimalista, funcionamento silencioso e fácil integração em qualquer divisão da casa, a aroSTOR concebida em específico para o aquecimento de água quente sanitária, é solução ideal e amiga do ambiente, que evita a utilização de combustíveis fosseis.
Como funcionam por aerotermia, as bombas de calor para Vaillant, que reduzem ainda as emissões de CO2, porque utilizam o ecológico R290 (com potencial de aquecimento global praticamente nulo) como gás refrigerante, que demonstra mais uma vez o respeito e a preocupação com o meio ambiente.
Integrada na parte superior do acumulador, a bomba de calor está conectada ao exterior por intermédio de duas condutas de ventilação, responsáveis pela admissão do ar exterior e extração do ar usado, ao qual através de um ciclo termodinâmico captura a energia térmica e assim efetua o aquecimento da água, que será armazenada no acumulador integrado de 100,150 (versões murais), 200 ou 270 litros (versões de chão).
Saiba mais sobre a aroSTOR, modelos:
Saiba mais sobre o funcionamento das bombas de calor neste video explicativo:
As bombas de calor captam a energia natural do solo, de lençóis freáticos ou do ar, gerando poupanças significativas nos custos com o aquecimento, o arrefecimento e a produção de AQS. Não produzem emissões poluentes e mantêm uma boa eficiência, mesmo quando exposta a temperaturas ambiente muito baixas.
Em média para o funcionamento de uma bomba de calor, 75% da energia necessária é retirada do ambiente e somente 25% da energia é fornecida ao sistema, na forma de energia eléctrica.
As bombas de calor são particularmente adequadas para funcionar com pavimento radiante e radiadores de baixa temperatura.
As vantagens dos sistemas bomba de calor da Vaillant:
- A utilização de fontes energéticas naturais e inesgotáveis
- Livre de emissões poluentes
- Eficiência: até 75% da energia provém do ambiente; apenas 25% da energia é elétrica
- Pode ser utilizada para aquecimento, arrefecimento e produção de AQS
- Tecnologia de ponta simplificada, com pouca manutenção e longo período de vida
Como funciona a bomba de calor
O princípio de funcionamento da bomba de calor é o inverso de um frigorífico. Enquanto que um frigorífico transfere calor do interior para o exterior, a bomba de calor extrai calor do meio envolvente e transfere-o para outro meio. O calor dos lençóis freáticos, do solo ou dar ambiente é absorvido pelo fluido frigorífico e libertado após a compressão. A bomba de calor opera num ciclo de quatro etapas: evaporação, compressão, condensação e expansão.
- Na primeira etapa, o fluido frigorífico absorve a energia térmica do ambiente, graças à baixa temperatura do fluido na bomba de calor. Ao fazê-lo, muda para a fase gasosa por causa da baixa temperatura de evaporação do fluido.
- O gás daí resultante é comprimido no compressor. As moléculas do gás são friccionadas umas contra as outras como resultado do aumento da pressão num espaço fechado. Isto produz temperaturas elevadas, que serão usadas no circuito de aquecimento.
- Na terceira etapa, o gás quente cede o seu calor ao sistema de aquecimento e o fluido frigorífico condensa, passando à fase líquida novamente.
- Finalmente, uma válvula de expansão reduz bruscamente a pressão gerada na segunda etapa, para que o fluido frigorífico possa voltar a absorver o calor ambiente e reiniciar o processo.
A função de arrefecimento das bombas de calor
As bombas de calor Vaillant também podem ser utilizadas para o arrefecimento durante o verão. Dependendo das necessidades de arrefecimento e do tipo de sistema instalado, poderá ser utilizado um sistema de arrefecimento ativo ou passivo.
Saiba mais como é o funcionamento das bombas de calor em arrefecimento:
Arrefecimento ativo
A bomba de calor pode ser usada em arrefecimento no verão, ao inverter o ciclo de aquecimento. O calor extraído é depois transferido para a fonte de calor ou seja, o solo, através do compressor. O que antes era o condensador, em arrefecimento comporta-se como o evaporador. Transfere o calor do espaço climatizado para o fluido. O fluido, na fase gasosa é então enviado para o condensador e daí para o permutador de calor que liberta o calor no solo.
Arrefecimento passivo
Se a temperatura do espaço climatizado exceder a temperatura da fonte de energia, a bomba de calor pode funcionar como um “arrefecimento natural”. Do ponto de vista técnico, esta função é muito simples.
No modo de arrefecimento natural, a bomba circuladora do circuito primário é acionada, enquanto o compressor permanece desligado. O meio de transferência de calor (água com anti-congelante) é levado ao permutador onde entra em contacto com a água de aquecimento, que está à temperatura do espaço climatizado e que foi movimentada pelas bombas circuladoras do circuito de aquecimento.No permutador, as temperaturas dos dois circuitos tendem a uniformizar-se. A água agora arrefecida circula no circuito de aquecimento, retirando calor das divisões.
O passivo poupa energia – o ativo é mais eficiente
Ambos os métodos, o ativo e o passivo, permitem a produção de água quente sanitária. O arrefecimento passivo é extremamente económico, devido ao baixo consumo de energia, necessária apenas para operar as bombas circuladoras. No entanto, existem alguns contras quanto ao desempenho e eficiência deste método. Principalmente no final do verão, quando o solo já acumulou uma grande quantidade de calor. Como consequência, a capacidade de arrefecimento deste meio irá diminuir. A função de arrefecimento está disponível em alguns dos nossos modelos de bomba de calor.